terça-feira, 4 de agosto de 2009

Pequenas surpresas que salvam o dia...


Por Alexandre Takei


Acho que todo mundo tem seus dias de cão. Aqueles dias péssimos em que a gente queria simplesmente não existir. Pois bem, hoje foi um dia desses pra mim, por uma série de motivos que não interessa citar aqui.

No início da noite, cansado e naturalmente mal humorado (ou talvez simplesmente indisposto demais pra sustentar qualquer tipo de humor), saí para o Salvador Shopping. Hoje eu não tinha nenhuma pretensão gastronômica, simplesmente fui me encontrar com minha namorada, levar minhas facas de cozinha para amolar, e aproveitei para me alimentar. Foi totalmente incidental.

Rodei a praça de alimentação, e depois de analisar algumas opções, parei no Raízes, restaurante por quilo de comida natural. Vale ressaltar que comer em restaurantes por quilo sempre é melhor no início dos serviços de almoço/jantar, o que foi o caso. Isso se deve ao fato de que está tudo recém-preparado, pouco remexido, e os grelhados ainda quentinhos, porém sem estar ressecados.

Eu poderia falar de tudo o que provei, que estava no mínimo razoável, e a maioria dos itens, muito gostosos. Cebola roxa, abobrinha e beringela grelhadas, arroz de sete cereais e um feijãozinho com cara de feito em casa, entre outras coisas. Mas não, não vou me delongar nelas, vou falar apenas da experiência que tornou uma simples refeição em algo digno de motivar este relato:

O agulhão-negro grelhado! Peixe delicioso, porém difícil de achar à venda. Lá, foi preparado sem frescuras, aparentemente sem muitos condimentos ou uso de ervas. Sal, grelha e ponto final.

Na aparência, estava bem dourado e com um brilho e convidativo, que me fez pegar um pedaço sem pensar duas vezes. Ao cortar o peixe, sua carne branca estava bem firme, mostrando aquela suculência que só se consegue com um ponto de cocção perfeito.

E estava perfeito de fato! Temperado apenas com o sufuciente de sal para realçar o gosto, sem competir com a delicadeza do sabor do agulhão, confirmando a textura realmente suculenta na boca. Simples, sem firulas e muito bem executado. Arrancou suspiros.

É impressionante como na gastronomia, bem como na vida, encontramos essas pequenas e belas surpresas quando menos esperamos. Pode acontecer até mesmo quando comemos fora só para matar a fome em um restaurante por quilo, gênero normalmente associado à comida de qualidade medíocre feita para clientes com pressa.

Pois hoje esta grata surpresa conseguiu empolgar a ponto de salvar o meu dia, e isso não é pouca coisa.

3 comentários:

  1. Empolgou tanto que até fiquei feliz por ter que comer no shopping de novo amanhã! Diga-se de passagem, o creme de cebola que eu tomei lá também estava muito digno.

    ResponderExcluir
  2. Na ultima vez nao tive a mesma sorte que vcs. Todos os pratos que escolhi estavam insossos...salmao ressacado, canelone sem graca.
    Mas nao deixa de ser uma boa opcao de comida natural....

    Talitha Colcerniani

    ResponderExcluir
  3. Nota: Hoje eu comi lá de novo, e o peixe, apesar de estar um pouquinho mais cozido que ontem, estava novamente delicioso!

    ResponderExcluir